Oxigenoterapia é um tratamento onde realizamos a suplementação de oxigênio no corpo, com a finalidade de manter a oxigenação dos tecidos a níveis saudáveis. Algumas pessoas com doença pulmonar são incapazes de obter oxigênio suficiente através de uma respiração normal e precisam dessa oxigenação suplementar para manter as funções vitais normais. Algumas pessoas precisam de oxigênio extra o tempo todo. Outros necessitam dessa suplementação somente por períodos, seja durante o dia ou durante a noite.
A oxigenoterapia é indicada para o tratamento de diversas doenças pulmonares, como: DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Enfisema Pulmonar, Distúrbios do sono, entre outras, também pode auxiliar no alívio de sintomas como por exemplo a dor de cabeça.
O oxigênio pode ser ofertado em três tipos de sistemas: concentrador de oxigênio, sistema líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal. A escolha certa depende de quanto e quando você precisa dele, e de suas atividades diárias. É preciso também levar em consideração onde você mora, custos e restrições de segurança.
As principais aplicações são o tratamento da baixa saturação de oxigénio, intoxicação por monóxido de carbono, cefaleia em salvas e para manter a saturação de oxigénio durante a administração de anestésicos inalatórios.