A saturação normal está completamente relacionada à circulação sanguínea, em geral termos como saturação de oxigênio e oxímetro se tornaram muito populares no ano em que a pandemia da Covid-19 estava em seu auge. Afinal, essa é uma doença que afeta diretamente os pulmões e a oxigenação do sangue.
Conheça neste artigo tudo sobre saturação, como funcionam todos os procedimentos. É necessário entender quando a oxigenação está muito abaixo do normal e quando isso se torna preocupante.
Aproveite a leitura!
O que é saturação de oxigênio?
A saturação do sangue é um percentual de quanto está oxigenado o seu organismo, ou no caso a ligação entre a molécula de hemoglobina e o gás oxigênio. De forma geral, o correto é que um corpo saudável varie sua saturação de 95% a 100%. Desse modo, todo o organismo está recebendo uma boa quantidade de oxigênio.
No entanto, caso o indivíduo tenha sofrido com alguma doença pulmonar ou mesmo uma sequela a saturação pode estar um pouco abaixo como em 88% a 92%. Nessas situações é natural que o paciente sinta certa falta de ar.
Conheça o oxímetro de pulso
Para medir a saturação de oxigênio é preciso utilizar um oxímetro de pulso. Esse aparelho pode ser encontrado na versão hospitalar e portátil. A medição conta com a parte de oxigenação sanguínea em porcentagem e a frequência cardíaca em batimentos por minuto logo abaixo.
Na versão hospitalar, o oxímetro de pulso é conectado a um monitor junto com os outros tantos sistemas que monitoram o paciente. A domiciliar ou portátil é um pequeno aparelho com um visor para fazer o acompanhamento dos dados.
O modo de uso de ambos é simples, basta prender em um dos dedos indicadores que em poucos segundos a porcentagem irá aparecer e ao longo do tempo vai mostrando as mudanças que podem ocorrer de saturação e frequência cardíaca.
Qual a importância de se fazer essa medição?
Ter uma saturação normal é um grande indicativo de que a oxigenação do seu organismo está boa. Isso contribui para que todo o seu sistema respiratório mostre que está funcionando perfeitamente.
No entanto, quando há uma diminuição significativa é necessário se preocupar, afinal, isso por muitas vezes indica que algo está errado e que pode estar desenvolvendo alguma doença pulmonar. Com isso, procure um profissional para fazer um laudo mais detalhado da sua condição.
Para melhorar a sua saturação pode ingerir alimentos com antioxidantes, esses proporcionam que o oxigênio seja mais eficiente. Exemplos como aveia e frutas vermelhas podem contribuir com uma melhora respiratória, assim como, praticar exercícios físicos que estimulam o aumento da circulação sanguínea.
A BR Gases é uma empresa especializada em proporcionar soluções em gases medicinais e industriais. Trabalhamos também com toda a parte de oxigenoterapia voltado para disponibilizar o melhor a você. Para mais conteúdos como esse continue acompanhando o nosso blog!