Os hospitais são um dos grandes centros que precisam de redes canalizadas de oxigênio para que tudo seja distribuído com uniformidade. Afinal, é necessário que o gás chegue a todas as salas disponíveis. Sendo assim, uma rede canalizada possui todos os pontos para que tenha segurança por todo o prédio.
Uma rede de gases é muito utilizada para tratamentos como de oxigenoterapia, já que seu uso é muito grande nesses centros hospitalares. Acompanhe abaixo tudo que precisa saber sobre essa rede e para que serve.
Boa leitura!
O que é uma rede canalizada de oxigênio?
Uma rede canalizada nada mais é do que uma série de tubulações distribuídas por todo o edifício para transporte de gases. Em geral, para fins medicinais esse sistema é instalado em locais como clínicas, hospitais e centros médicos. Tudo é distribuído de forma igualitária para que chegue aos quartos do prédio sem complicação.
Afinal, o gás oxigênio é um dos responsáveis por nossa sobrevivência e quando há cirurgias ou mesmo tratamentos que precisem de oxigênio próximo ao local de recuperação é utilizada a régua de gases.
Essa fica colocada logo acima do leito para possibilitar que os médicos e enfermeiros possam regular as pressões que serão usadas em cada caso. Além do oxigênio, existem sistemas de gases que contam com todo tipo de substância gasosa para uso hospitalar.
Existem outros gases que são utilizados no sistema de gases medicinais passados em tubulações que são ar comprimido medicinal, óxido nitroso e vácuo clínico. O seu uso é ministrado por profissionais capacitados para resolver diversas questões.
Como funciona esse sistema?
Toda a estrutura deve ser montada por uma equipe especializada no assunto, existe uma central que opera todo o sistema. É imprescindível que seja feita manutenção dessa rede canalizada com profissionais qualificados para o trabalho.
Contamos com vários elementos para compor essa construção, os principais são válvulas de segurança ou de alívio, também dispomos de registros de abertura e fechamento, alarmes e pontos de consumo. O último seria basicamente as réguas de gases medicinais que são muito comuns em leitos e quartos de hospital.
A válvula de alívio e segurança serve para aliviar a tensão em toda rede, assim, evitando qualquer contratempo ao longo das tubulações.
A parte central das tubulações, de onde sai todo o gás para abastecer o prédio, deve ser colocada em um local mais afastado, longe de pessoas e edifícios, já que quando acionamos a válvula de alívio parte do gás oxigênio em alta pressão é liberado para a atmosfera.
Por razões de segurança as tubulações são pintadas de cores diferentes para ajudar na sua identificação. Tudo deve ser condicionado do lado de fora do prédio, longe de locais que tenham algum contato com fogo. As redes podem ser colocadas sobre as paredes ou mesmo dentro delas.
Todas as tubulações precisam de válvulas para funcionar na parte de abertura e fechamento quando necessário uma manutenção na área. Afinal, o fluxo de gás deve ser cortado para não ter qualquer prejuízo ou complicação. Os alarmes são necessários para proporcionar um aviso, sua ativação ocorre em casos de baixa ou alta pressão da rede.
A BR Gases é uma empresa especializada em gases medicinais e industriais preparada para proporcionar o melhor aos clientes que buscam por excelência nos processos. Se procura por uma rede canalizada para oxigênio, somos a empresa ideal para te ajudar.
Para mais conteúdos como esse continue acompanhando o blog da BR Gases.