Os gases industriais possuem diversas aplicações no mercado industrial em geral. Utilizado muitas vezes como matéria prima para a criação de novos produtos. Desse modo, conheça mais sobre esses gases e seu uso na indústria.
Gases industriais: O que são?
Antes de mais nada precisamos compreender o que é um gás industrial e suas principais aplicações. Este é um produto químico em forma gasosa utilizado exclusivamente para fins industriais. Sua comercialização é feita de duas maneiras, tanto com cilindros de forma comprimida como na forma criogênica.
Esses gases industriais podem ser obtidos por meio de separação de gases da própria atmosfera ou feitos de forma sintética feita em laboratório. Os locais que são criados precisam ser especiais para acomodar de forma segura. Afinal, esses componentes são mais sensíveis ao contato com o ar natural.
Principais gases industriais e suas aplicações:
Os gases industriais em geral são muito utilizados na fabricação de diversos produtos, assim como muitos usam suas propriedades para criar novos componentes ou fazer dois reagirem e assim criar uma reação química útil.
Veja agora algumas das aplicações para os gases industriais:
- Nitrogênio: estimulação de poços, evita oxidação, criação de fertilizantes;
- Hélio: utilizado em têmpera, pulverização catódica e purga;
- Dióxido de enxofre: refrigeração de alimentos;
- Oxigênio: produção de plástico, tratamento de água;
- Óxido nitroso: agente oxidante de motores em especial foguetes;
- Monóxido de carbono: produção de metais, como o ferro;
- Amônia: fabricação de medicamentos, produtos de limpeza, fertilizantes e refrigeração;
- Flúor: produção de plástico resistente ao calor;
- Dióxido de carbono: refrigeração de alimentos, extintores de incêndio;
- Hidrogênio: reagindo com o oxigênio produz acabamento metálico em peças de aço.
- Acetileno: solventes industriais e explosivos.
Agora que conhece um pouco das aplicações de cada gás, precisa entender quais as principais indústrias que se utilizam de gás industrial. Estas podem ser aeronáutica, alimentícia, metal mecânica, siderurgia, química, automotiva, petróleo/gás, energia nuclear, entre outras.
Portanto, o uso desses gases faz parte do nosso dia a dia, mesmo que não seja perceptível. Em vários produtos que dispomos nas residências passaram por processos químicos se utilizando dos gases industriais para existir do jeito que conhecemos.
Segurança ao usar gás industrial
Assim como outros gases, os industriais têm a sua comercialização por meio de cilindros com alta pressão. Sendo assim, o seu transporte sempre será algo que precisa de atenção redobrada.
Com isso, existem regras e normas associadas ao manuseio desses gases que devem ser consideradas. Como exemplo é necessário que a contratação da empresa de gás a ser contratada seja de qualidade e confiável. Afinal, essa instituição será responsável pela pressão do gás e pelo tipo de cilindros usado.
Desse modo, a empresa que fornece os cilindros de gás industrial é culpada por qualquer eventualidade após a entrega. Com isso, mesmo sendo algo criterioso é crucial para a segurança dos trabalhadores que irão manuseá-lo.
Afinal, além dos riscos físicos com o próprio cilindro de metal, ainda tem os perigos referentes aos gases que ainda são produtos químicos. E estes podem ter diferentes reações ao entrarem em contato com o ar, calor ou qualquer outro tipo de reagente que esteja exposto naquele momento.
Sendo assim, preste atenção às recomendações dos distribuidores, e priorize a contratação de profissionais qualificados para a manipulação dos cilindros.
A Br Gases é uma empresa dedicada ao ramo de gases medicinais e industriais que procura sempre a excelência em seus produtos. Um fornecedor que preza pela segurança e a qualidade. Se estiver à procura de gases industriais para seus negócios entre em contato com nossos atendentes.