As misturas dos gases já fazem parte do nosso dia a dia até mesmo na atmosfera, já que o ar que respiramos não contém um oxigênio puro. Em geral, a combinação de gases que mais está em abundância e que entram em nosso pulmão é o nitrogênio (78%), dióxido de carbono (1%), e o oxigênio, este que está presente em 21% da atmosfera. Entre outros gases nobres que estão em pequenas quantidades distribuídos pelo ar.
Desse modo, podemos imaginar que misturas gasosas existem em diversos campos, com isso em mente, conheça mais sobre as misturas gasosas agora no controle laboratorial.
Boa leitura!
O que são Gases especiais?
Antes de conhecer mais sobre as misturas gasosas você deve conhecer mais sobre o que são gases especiais. Também são conhecidos como gases raros, esses são basicamente misturas gasosas feitas em laboratório para uso técnico e preciso nos processos.
Para compreender melhor, muitas vezes um único gás não consegue cumprir com o objetivo pré-definido, sendo assim, precisa ser alterado em conjunto de outro gás de forma mais pura para encontrar máxima eficiência e sem complicações.
São gases com um nível extremo de pureza, utilizado para melhorar processos industriais, assim como, reduzir custos nos procedimentos.
Tipos de misturas gasosas usadas em laboratório
Em geral, as misturas gasosas são muito usadas na calibração de instrumentos de análise de laboratórios. Ou seja, essas combinações de gases são utilizadas para fazer comparações de materiais como sangue, urina e sêmen.
Existem outras aplicações ainda no âmbito hospitalar para a coleta de células sanguíneas. Nesse caso, como um exemplo prático de como funciona esse procedimento é feito com o auxílio de dióxido de carbono, nitrogênio e oxigênio para recriar a atmosfera presente no sangue tanto para o venoso quanto arterial para que os dados sejam mais corretos.
E também em meios industriais as misturas gasosas podem ajudar com detectores de gás, equipamentos de cromatografia, assim como, analisadores de umidade, espectrômetros FTIR, entre tantas outras funcionalidades para essa técnica.
Basicamente, as misturas gasosas são usadas para pesquisa, controle e análise de diversos processos industriais e laboratoriais.
No ambiente hospitalar e industrial existe uma tendência grande de se usar misturas gasosas para inúmeros processos. Em prol de tornar os procedimentos mais simples e trazer mais certeza quanto aos resultados. Para ter certeza dos resultados é necessário ter confiabilidade nas misturas dos gases.
Nós da Br Gases procuramos sempre trazer qualidade e o diferencial para o mundo dos gases industriais e medicinais. Para estar por dentro de todas as informações mais relevantes sobre o assunto, não deixe de acompanhar nosso blog!
Se estiver interessado nos nossos produtos pode comprar diretamente aqui como também se quiser pode entrar em contato com nossos atendentes se surgir dúvidas.