Br Gases Blog Conheça os tipos de gases mais usados nas indústrias

Conheça os tipos de gases mais usados nas indústrias

Conheça os tipos de gases mais usados nas indústrias

Acredita-se que os gases industriais podem ser prejudiciais à saúde, no entanto, não poderiam estar mais enganados. Já que muitos destes são manipulados de forma manual. Sendo assim, esses gases são hoje essenciais para a produção de todo tipo de composto.

Mesmo com a amplitude das indústrias, é possível determinar quais são os gases industriais mais utilizados na fabricação de produtos do dia a dia. Desse modo, conheça os tipos mais usados de gases nas indústrias.

Entenda as aplicações e os cuidados que se deve ter com determinados gases, afinal, esses gases são produtos químicos.

Quais são os gases mais usados?

Gases industriais são feitos por empresas exclusivamente para atender a indústrias, desse modo, não há comercialização para outros clientes. Afinal, a sua aplicação é justamente para fabricação de vários produtos.

Os principais gases industriais usados são:

  • Oxigênio;
  • Nitrogênio;
  • Dióxido de carbono;
  • Hélio;
  • Argônio;
  • Hidrogênio.

Conheça agora suas funcionalidades e principais indústrias que se utilizam desses gases para a produção de novos produtos ou para criar reações químicas.

Oxigênio

Iniciando com um dos mais conhecidos, sendo este um gás que possui aplicações tanto industriais como medicinais. Sendo um gás que muitas formas de vida necessitam está em abundância ocupando 21% do espaço na atmosfera terrestre.

Mostrando suas aplicações práticas nas indústrias metalúrgicas e de aço. Utilizado também para cortes e solda de materiais. Além disso, o oxigênio ainda possui outras aplicações como na parte de tratamento de água nas próprias indústrias.

Um dos cuidados que devem ser tomados com esse gás é em relação às partes de ferro que podem estar expostas em uma indústria. Já que o oxigênio pode causar oxidação de partes da empresa de modo a trazer prejuízos.

Nitrogênio

Outro gás que se encontra em bastante quantidade no planeta é o nitrogênio, contendo 78% desse gás na atmosfera. E como está em abundância pode ser aplicado em diversos meios inclusive na área medicinal.

Sendo assim, o gás nitrogênio quando utilizado em indústrias é usado na produção de amônia, gás conhecido por suas propriedades congelantes, muito usado para o resfriamento de diversos componentes, tanto alimentares quanto químicos.

Esse gás também possui outras funcionalidades industriais na cobertura de locais onde armazenam componentes químicos voláteis.

As propriedades do nitrogênio dispõem que esse gás faz parte de diversos processos químicos. Ou seja, muitos compostos possuem moléculas de nitrogênio em suas composições para a criação de todo o tipo de material de explosivos à fertilizantes.

Dióxido de carbono

O Dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, está presente na atmosfera de forma sucinta comparado aos outros acima. Está presente no ar em apenas alguns traços juntamente com outros componentes de toda a área terrestre. Conhecido por causar o efeito estufa, esse gás tem grande utilidade na queima de combustíveis nas indústrias.

Industrialmente ele é um gás muito utilizado na produção de bebidas carbonatadas, ou como é popularmente conhecido os refrigerantes. E também possui aplicação em extintores de incêndio.

Hélio

Um dos gases comumente conhecidos por serem usados em festas infantis com o intuito de divertir as crianças com os balões multicoloridos. Além de também de sua inalação que pode gerar alteração de voz, sendo um gás que não prejudica o nosso organismo.

Suas aplicações industriais são bem diferentes como gás de resfriamento para supercondutores, ele também serve para criar atmosferas, assim como o nitrogênio. Com isso, é usado para a produção de semicondutores e em soldas.

Argônio

O argônio mesmo não sendo tão conhecido é um gás nobre e também está presente em 1% da atmosfera. Na indústria esse gás é muito utilizado na produção de metais especiais, enchimento de lâmpadas e em processos de soldagem.

Em questão laboratorial, o argônio entra também como um gás inerte para que não se tenha reações secundárias nos processos químicos.

Hidrogênio

No caso do hidrogênio, ele entra para a lista como o elemento químico mais abundante no planeta. Dessa forma, quando modificado para H2 suas aplicações podem ser encontradas na produção de amônia, redução de minérios e também no refinamento do petróleo

Esse dentre todos os outros gases acima é o que se deve ter mais cuidado, afinal, o hidrogênio quando entra em contato com o oxigênio reage de forma expansiva e com isso pode ser perigoso. Sendo assim, fique atento às normas e recomendações de segurança.

A maioria dos gases acima é utilizada como técnica de separação do próprio ar natural, já que todos podem ser encontrados de forma fácil no planeta. Agora que já conhece mais sobre os tipos de gases industriais, pode entrar em contato com a Br Gases se precisar fazer a compra desses gases.

Somos uma empresa focada no fornecimento de gases para indústrias e medicinais. Venha e faça um orçamento!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post