Todo projeto de uma obra pode sofrer mudanças estruturais ao longo do tempo, com isso, qualquer que seja a alteração feita deve ser relatada em um novo projeto, este representado por um desenho técnico da estrutura. Sendo esse então o “As Built”, afinal, é natural que as construções precisem sofrer alterações de tempos em tempos.
Com isso em mente, conheça mais sobre esse termo técnico conhecido pelos engenheiros e arquitetos para contribuir com as futuras construções. E principalmente entenda sua principal função em uma infraestrutura.
Boa leitura!
O que é “As Built”?
O significado de “As Built”, em uma tradução livre seria “Como Construído” que nada mais é do que uma apresentação de toda a parte estrutural do local para aquela determinada função.
Como dito anteriormente, é muito conhecido por profissionais da área civil e de construção, esses que precisam fazer toda a especificações do local como a planta de um espaço.
Basicamente, o “As Built” seria fazer a transcrição de toda a parte estrutural, sendo assim, um novo projeto com as alterações utilizando um levantamento fotográfico para contribui com a construção, afinal, existem detalhes que o profissional pode ter esquecido de incluir.
O nível de detalhamento que o “As Built” terá depende exclusivamente do objetivo central para o qual ele está sendo feito. Ou seja, as informações são adicionadas de acordo com a necessidade requerida.
Quanto mais informações, melhor será para o contratante, pois desse modo é extremamente mais simples quando for fazer alguma manutenção ou mudança na estrutura. Afinal, um documento bem detalhado e completo pode ser o diferencial para um trabalho bem feito e sem falhas.
Principais tipos de projetos “As Built”
Existem diversas especificações que podem ser feitas nesse projeto para contribuir com a necessidade atual. Sendo assim, quando uma empresa necessita de um sistema de tubulações para a passagem de gases na estrutura é preciso todo o detalhamento do projeto nos locais que serão mudados.
Os principais são:
- Arquitetônico;
- Hidráulico;
- Elétrico;
- Tipográfico.
Você também pode encontrar outros tipos como o projetado para comunicação e sistemas de gás. Nesse segundo caso, o projeto em si faz todo o levantamento da parte estrutural com as tubulações em destaque para saber exatamente em que locais podem ser feitas mudanças.
Qual a importância do “As Built”?
O “As Built” ou “Como construído” tem uma imensa importância para todos os profissionais que lidam diretamente com construção civil. Ou seja, engenheiros e arquitetos podem fazer um novo registro das informações adicionais.
Entretanto, é comum que ao longo da obra mudanças sejam feitas também, assim como, em obras já prontas que precisam de modificações com o tempo. É necessário ter um documento completo, com todas as alterações para que quando existirem obras futuras, os profissionais não tenham surpresas ou imprevistos durante a obra.
Um exemplo prático seria quando um cliente precisa fazer a instalação de um sistema de tubulação de gases, como em um hospital. Nessa situação é necessário que o local tenha todas as informações já adicionadas no documento. Assim facilita para os profissionais que vão cuidar da manutenção ou instalação em qualquer problema.
Agora que compreendeu as aplicabilidades do “As Built” continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro do mundo industrial.